sábado, 8 de outubro de 2011

Círio de Nazaré: primeiras romarias marcadas por muita emoção e tranquilidade



O 219º Círio de Nazaré iniciou oficialmente nesta sexta-feira (07) e sábado (08) com cinco romarias que já se tornaram tradicionais na festa religiosa do povo paraense. A primeira romaria foi o traslado para Ananindeua/Marituba na sexta (07) que durou 12 horas e 40 minutos num percurso de 55 quilômetros desde da Praça Santuário na Basílica até a Igreja Matriz de Ananindeua. A saída da romaria foi antecipada em meia hora em relação ao ano passado e ocorreu às 8h30. Cerca de 1,5 de fiéis, em motos, carros ou bicicletas, acompanharam a imagem por todo o percurso da romaria e presenciaram muitas homenagens a padroeira dos paraenses com fogos de artifício, faixas, balões, pepel picado e muitas apresentações musicais.
Na Cidade Nova, a Virgem de Nazaré foi homenageada em todas as vias por onde a romaria passou pelos moradores que enfeitaram as faixadas de casas, comércios, escolas, igrejas. O final da romaria se deu às 21h10 e foi seguida por uma missa.

Fiéis invadem avenida da Cidade Nova para agradecer e render
homenagens à Virgem de Nazaré, durante romaria rodoviária.
Foto: Nilson Melo
Neste sábado (08), foram quatro romarias realizadas pelas ruas da região metropolitana de Belém. A primeira, que iniciou às 5h30, trasladou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja Matriz de Ananindeua até a Orla de Icoaraci. O trajeto foi pela BR 316 e pela Rodovia Augusto Montenegro e durou 1h30. Após a realização de uma missa no trapiche de Icoaraci, deu-se início a segunda romaria deste sábado: a romaria fluvial,  que reuniu mais de 400 embarcações para acompanhar a imagem da Virgem que foi trasladada pelo navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil pelas águas da Baia do Guajará. Eram 11h quando Círio fluvial chegou a escadinha das Estações das Docas de Belém. Foi neste momento que se iniciou a terceira romaria do dia: a moto romaria, que reuniu aproximadamente 25 mil motos que acompanharão a imagem de Nazaré até o Colégio Gentil Bitencourt, de onde deve sair a quarta romaria do sábado: a procissão da trasladação para a Igreja da Sé, ponto de saída do grande Círio de Nazaré.

Cerca de 25 mil motos na Moto Romaria
Foto: Heloá Canali

Nenhum comentário:

Postar um comentário