Por Camilo Carvalho
Há 10 anos, aconteceu o maior atentado terrorista que o mundo já viu. Em 11 de setembro de 2001, às 9:45 da manhã, nos EUA, ocorreu a destruição dos prédios do World Trade Center, que ficaram conhecidas como as "torres gêmeas", matando aproximadamente três mil pessoas. Dezenove terroristas, em dois aviões sequestrados, proporcionaram o pior momento que os americanos já enfrentaram: horas e momentos de terror.
Aquele foi um dia em que o mundo parou para ver a maior tragédia da humanidade. Nunca na história do mundo um fato como esse atentado, quando pessoas se desperaram e se jogaram para a morte, foi registrado. De fato, "ficou marcado". Uma década se passou, mas ninguém esqueceu e nem vai esquecer o que aconteceu.
De lá para cá, assistiu-se uma década de conquistas e transformações, quando, por exemplo, elegeram o primeiro presidente negro da história americana, e a morte do maior terrorista que a história já conheceu: Bin Laden.
Hoje, no lugarantes ocupado pelas torres gêmeas, foi construído um memorial às vítimas, uma espécie de catarata, lembrando as lágrimas dos familiares das vítimas, chorando sem cessar.
Durante todo o dia de ontem, familiares e autoridades prestaram as suas homenagens às vítimas. O ex-presidente americano J. W. Bush e o atual, Obama, estiveram presentes nas homenagens.
Presidente Obama em frente ao memorial do 11 de setembro Foto: RBS/Zero Hora. |
Desespero que levou as pessoas a se jogarem das torres. Foto:Google imagens |
Foto: NUCSI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário