quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PAPO RETO entrevista

O Concurso de Redação do Senado deve mobilizar
jovens para a cidadania

Relações Públicas do Senado Federal, em entrevista ao LND na Mídi@, faz a apresentação do Concurso de Redação do Senado Federal-versão 2011

Amana Veloso, relações públicas Senado Federal
Foto: Nilson Melo

A Relações Públicas do Senado Federal, Amana Veloso, deu entrevista à equipe do LND na Mídi@ para apresentar o Concurso de Redação da instituição. Muito simpática e compreensiva com o nervosismo da equipe na primeira entrevista na XV Feira Pan-Amazônica do Livro, Amana recebeu o LND na Mídia numa sala muito aconchegante no estande do Senado na Feira. O bate-papo foi tenso, mas a simpatia de Amana deu um ritmo muito agradável à entrevista feita pelos repórteres Bárbara Lima, Aleffe Gama e David Lopes.
Foto: Nilson Melo

Bárbara Lima: Amana, qual é o objetivo do Senado em montar um estande aqui na Feira Pan-Amazônica do Livro?

Amana Veloso: Bem, nosso objetivo é divulgar e vender a preço de custo os livros produzidos pelo Senado Federal. Além disso, queremos divulgar também o IV Concurso de Redação do Senado, que nessa edição traz o tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”. Como nos outros anos, o concurso é voltado para alunos de escolas públicas estaduais com idade entre 16 e 19 anos que estejam cursando o Ensino Médio. Eles têm até o dia 30 de setembro para escrever uma redação e enviar para a Secretaria de Educação do Estado, que vai selecionar a redação que vai concorrer. Os finalistas de cada estado vão se encontrar em Brasília, no dia 16 de novembro, para a premiação do concurso. Dentre os prêmios, além das medalhas, notebooks e a viagem em si, ainda tem a participação no Projeto Senado Jovem, que dá o direito ao jovem, durante três dias, de acompanhar o dia a dia de um parlamentar, propor leis, discutir e, se algum parlamentar se interessar pelo projeto, ele poderá virar efetivamente uma lei em nosso país.

Bárbara Lima: Por que o tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”?
Amana Veloso: Olha, em todos os momentos do concurso, a gente sempre trabalhou temas civis, patrióticos e que trabalhasse a cidadania. Ou seja: fazer com que os alunos refletissem enquanto cidadãos em uma república democrática. O concurso surgiu com intenção de aproximar o Senado do jovem, então nada mais coerente que trabalhar com temas que dizem respeito à casa, que são a cidadania e a reflexão sobre políticas públicas em geral. O objetivo, então, é que os alunos possam propor e pensar o que eles estão fazendo e qual é o papel deles enquanto cidadãos para fazer o Brasil que eles querem.
Bárbara Lima: Qual seria o recado que você deixaria para a juventude paraense?
Amana Veloso: Bem, que os alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais participem, escrevam as suas redações, conversem com os seus professores e diretores e mandem as suas redações para a Secretaria de Educação porque vale à pena. Os alunos que já estiveram lá viveram experiências indescritíveis. É um momento que marca a vida do aluno. E esperamos todos do Senado que esse momento levem todos vocês a discutirem, a refletirem e a querer um Brasil Melhor.

 Para mais informações sobre o IV Concurso de Redação do Senado Federal, visite o site www.senado.gov.br/concursoredacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário